Quem Somos


Um "Porto de Abrigo" para todos os que em nós procuram uma palavra amiga
e uma resposta aos seus problemas socioeconómicos.


A Instituição

A Associação Nossa Senhora dos Anjos (ANSA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sediada na Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação desde 15 de Setembro de 1969, que tem como respostas sociais o apoio à Infância e à Educação e o apoio Social. Hoje em dia, a Associação conta com diversas valências, sendo elas a Creche, o Jardim de Infância, o Centro de Apoio ao Estudo, a Ação Social e o Grupo de Dadores de Sangue, sendo também gestora do Projeto Freguesia Mais Solidária.

Reconhecida pela sua dedicação associativa e espírito de missão, a ANSA tem vindo a desenvolver na comunidade a imagem de uma Instituição que está atenta às necessidades emergentes das famílias, procurando sempre encontrar as respostas mais adequadas.

Para que seja garantido um serviço de qualidade e excelência, estamos empenhados em apostar na formação profissional dos nossos colaboradores através da participação em diversas ações de formação, estabelecemos um protocolo de cooperação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e celebramos, também, no meio académico novos acordos com estabelecimentos de ensino com vista à aceitação de estágios profissionais e curriculares.

Como Começámos

A Associação surge pelas fortes crenças religiosas de Maria Teresa por, em tempos, ter prometido a Nossa Senhora dos Anjos que se conseguisse ser mãe tentaria formar uma Instituição para educar crianças oriundas das classes mais desfavorecidas.

A sua prece foi mais tarde concedida quando Maria Teresa foi mãe de duas crianças, nascendo assim o nome religioso associado no nome da nossa Associação. Consciente que a sua capacidade económica não lhe permitia suportar os encargos da sua promessa, fez diligências junto das entidades competentes para a concretização do ato a que se propunha.
No inicio de 1969 existiam em Camarate algumas construções prestes a serem concluídas no Bairro de S. Lourenço, o local escolhido para o efeito, tendo sido alugado um rés-do-chão no nº 13. Quando a Instituição abriu ao público, Maria Teresa presidiu a direção nos primeiros anos abandonando mais tarde este cargo por motivos de saúde, dando lugar a Direções sucessivas.

Órgãos Sociais

A constituição para o quadriénio 2016-2019

Assembleia Geral
Presidente – Arlindo Manuel Ferreira Cardoso
1º Secretário – Maria Elvira Pita da Costa
2º Secretário – Carina Maria Simões Dias dos Santos

Conselho Fiscal
Presidente – Manuel José Sousa Sabino
Vogal – António Tomás Ferreira Cardoso
Vogal – Valdemar Tomé Pacheco

Direção
Presidente – Marco Paulo Cardoso Fernandes
Vice-Presidente – Hélder Albino Costa Nunes
Secretária – Ana Isabel Gomes Marques Vale
Tesoureiro – António Cândido Alves Cunha
Vogal – João Paulo Sousa Santos
1º Suplente – Cátia Sofia Henriques da Silva Alves
2º Suplente – Paulo Jorge da Conceição Estopa
3º Suplente – António Germano Pires dos Santos

Entre em Contacto connosco