• Telefone: 219 480 392
  • Email: geral@ansa.pt
  • Edifício Sede: Rua Manuel João dos Santos, nº9 2680-107 Camarate

Horário de funcionamento: Dias úteis das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
Morada: Rua Manuel João dos Santos, nº7 Loja esq. 2680-107 Camarate

No ano de 2012 foi inaugurada a Loja Solidária de Camarate, em parceria com a Câmara Municipal de Loures e a Junta de Freguesia de Camarate, com o objetivo de contornar os impactos do atual contexto socioeconómico do país nas famílias, satisfazendo carências ao nível dos bens de primeira necessidade. Nesse mesmo ano, a Associação viu aprovada a sua candidatura ao Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados e tornou-se a Entidade Gestora do Projeto Camarate Freguesia Mais Solidária.

Na Loja Solidária de Camarate, contamos com a contribuição de empresas e cidadãos e estimulamos o espírito de solidariedade civil, a responsabilidade social e a dinamização do voluntariado local.

O funcionamento da Loja Solidária reúne duas áreas:

- O Banco Solidário, ou seja, uma loja de bens usados ou novos que constituem os bens materiais doados por particulares ou empresas, tais como, vestuário diverso, calçado, artigos de puericultura, brinquedos, mobiliário, equipamento doméstico, eletrodomésticos, acessórios e livros, material escolar e didático; e o Banco de Bens Alimentares e produtos de higiene, composto por todo o tipo de alimentos não perecíveis e artigos de higiene.

- Prestação de serviços, que integra o atendimento psicossocial, o apoio e acompanhamento psicológico, apoio jurídico, mediação familiar, apoio e acompanhamento escolar, gabinete de Apoio ao Emprego e Formação Profissional e a elaboração e implementação de projetos, de forma a dar respostas adequadas e adaptadas às necessidades emergentes das famílias.

Quem pode usufruir dos apoios na Loja Solidária de Camarate?

• Famílias com baixos rendimentos encaminhadas pelos técnicos do Atendimento Integrado ou por outros parceiros da Rede Social de Loures
• Pessoas em situação de desemprego prolongado, doença ou separação
• Vítimas de violência doméstica ou abandono
• Idosos com fracos recursos económicos
• Crianças e jovens que apresentem necessidades básicas de subsistência

Os pedidos de acesso aos bens da Loja Solidária de Camarate realizam-se de acordo com as normas de avaliação dos processos familiares vigentes na Segurança Social ou sempre que se comprovem situações de extrema pobreza, que os técnicos de Atendimento Integrado do Concelho de Loures encaminham para a ANSA ou para a Junta de Freguesia de Camarate.

A Loja Solidária de Camarate dá prioridade de acesso aos bens à população residente em Camarate.

Área Social contempla, também, um plano de atividades de fundrainsing que são realizadas ao longo do ano e destinadas a qualquer indivíduo da comunidade que queira participar, com o objetivo de colmatar as necessidades da comunidade.

Fique atento ao Calendário ANSA e esteja sempre a par dos próximos workshops, formações e tantos outros eventos realizados pela nossa Associação!